7 de jan. de 2013

O vídeo Grafite Vermelho de volta ao youtube

Ano passado fui surpreendido por um fato curioso: meu vídeo Grafite Vermelho Sobre o Sépia foi retirado do youtube por causa da inserção de alguns segundos de uma música pop francesa da década de 70. O vídeo ficou alguns meses disponível e neste período alcançou a impressionante marca de 24 acessos (risível...)! Fiquei realmente me perguntando o que levaria os titulares do direito da música a barrarem a exibição de um vídeo experimental, sem apelo comercial algum, feito por um obscuro videomaker latino-americano. Estariam preocupados com os lucros que a exibição do vídeo me proporcionariam? Neste caso, a razão é pífia, porque o lucro financeiro é nenhum e o lucro na divulgação do trabalho é mínimo, considerando o número de acessos até aquele momento. Estariam então protegendo a música enquanto peça de criação artística, evitando que ela estivesse vinculada a um conteúdo inadequado? Neste caso, o fato me enche de orgulho, pois adoro o tom anárquico e provocativo deste vídeo. De qualquer forma, reeditei o áudio, substituí a música e disponibilizei novamente o trabalho na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário